Benefícios destinados a trabalhadores de empresas públicas e privadas

O PIS e o PASEP 2021 são benefícios semelhantes que têm a mesma finalidade, a diferença é que um é destinado aos trabalhadores de empresas do setor privado (PIS) e o outro para trabalhadores do setor público (PASEP).

O PIS, Programa de Integração Social, e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são um dos benefícios mais importantes do trabalhador, pois eles são pagos anualmente, o que faz deles um abono salarial parecido ao 13º salário.

Porém para receber o PIS e o PASEP é necessário estar dentro de alguns requisitos, como trabalhar de carteira assinada, estar cadastrado no programa e não ter ganhos mensais maiores do que dois salários mínimos em vigência. Se você chegou até aqui é porque está interessado em consultar a tabela de pagamento do PIS e do PASEP referentes ao ano de 2020, certo? Então continue lendo, vamos explicar tudo a seguir!

Tabela do PIS Oficial Caixa

O PIS/PASEP 2021 irá passar por algumas modificações em relação a sua tabela de pagamento, uma vez que para poder receber o valor integral do benefício será necessário ter exercido atividade remunerada por 12 meses, no mínimo. Quem exercer de 30 dias a 11 meses receberá valores correspondentes ao período de trabalho. Qualquer trabalhador brasileiro que possua registro em carteira tem direito ao PIS/PASEP, porém é necessário atender aos requisitos abaixo:

  • Ter registro no PIS há pelo menos cinco anos, além de ter trabalhado de carteira assinado por cinco ou mais.
  • Ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo de seis meses seguidos.
  • A média de todos os salários recebidos mensalmente não pode ultrapassar o valor de de dois salários mínimos.
  • A partir de 2021 o valor do benefício será proporcional ao tempo de carteira registrada, semelhante ao que já acontece com o 13º salário.

O valor do PIS 2021 será creditado diretamente na conta do trabalhador, na Caixa Econômica Federal e o do Pasep direto na conta do Banco do Brasil. De acordo com as novas regras do PIS/PASEP o tempo mínimo de trabalho para recebimento do benefício é de seis meses. Confira abaixo a tabela do ano de 2021:

  • 6 meses: Tem direito a receber meio salário mínimo
  • 7 meses: Tem direito a receber 7/12 de um salário mínimo
  • 8 meses: Tem direito a receber 8 / 12 de um salário mínimo
  • 9 meses: Tem direito a receber 9 / 12 de um salário mínimo
  • 10 meses: Tem direito a receber 10/12 de um salário mínimo
  • 11 meses: Tem direito a receber 11 /12 de um salário mínimo
  • 12 meses: Tem direito a receber 12 /12 de um salário mínimo

Como Consultar o PIS/PASEP 2021

A consulta do PIS 2021 pode ser feita de várias maneiras, pela internet você precisa acessar o site da Caixa Econômica Federal e se cadastrar no internet banking, será necessário informar dados pessoais como CPF, RG, e o número do PIS, aquele que está no verso do cartão do cidadão ou na carteira de trabalho.

Depois do cadastro bastar realizar login e ter acesso a todos os seus extratos e valores para saque do PIS. O cadastro só é realizado para o primeiro acesso, por isso guarde o seu login e senha.

É possível consultar o PIS/PASEP pelo telefone, ligue no 0800 726 0207 de segunda a sexta de 8h às 22h, é preciso informar o número do benefício para realizar a consulta. Caso prefira o benefício pode ser consultado na própria agência da Caixa Econômica Federal.

Calendário PIS/PASEP 2021

O Calendário do PASEP 2021 ainda não saiu, mas você pode conferir o calendário de 2021 para conhecer o funcionamento de pagamento, que é realizado de acordo com a data de nascimento do beneficiário. O limite máximo para o recebimento do benefício é 30 de julho, independente da data de nascimento.